Já ouviu falar em fissura anal? A fissura anal é um pequeno corte na pele ao redor do ânus, que ocorre após alguns traumas. Podem ocorrer em qualquer idade e gênero, mas é mais comum em bebês e adultos de meia-idade devido à diminuição do fluxo sanguíneo na área anorretal.
O principal sintoma da fissura anal é a forte dor na hora de evacuar, o sangramento também é muito comum. Alguns outros sintomas podem ser sentidos, como:
irritação;
ardência;
coceira excessiva no ânus;
inchaço
Um pequeno nódulo ou marca de pele na pele, perto da fissura anal
A causa mais comum da fissura anal é o trauma do revestimento interno do ânus, como também a passagem de fezes volumosas e duras, que acabam gerando um corte na pele do ânus. Existem outras causas que também podem levar a fissura anal, são elas: prisão de ventre; sexo anal; inflamação no reto; grande esforço na hora do parto; entre outras causas.
Os sintomas da fissura anal são muito parecidos com os sintomas da hemorróida, por isso, só um proctologista pode diagnosticar a doença. Geralmente a fissura é diagnosticada examinando a área ao redor do ânus ou através de um exame retal, no qual o médico pode inserir um anuscópio que premite inspecional e encontrar as causas da fissura.
A prevenção consiste em previnir a constipação tomando medidas como: Comer alimentos ricos em fibras (Um adulto deve procurar comer pelo menos 18g de fibra por dia), beber líquidos e fazer exercícios físicos regularmente (Pelo menos 150 minutos de atividade física por semana).
Se você sente dores ou sangra na hora de evacuar, não perca tempo e procure um proctologista! Cuide da sua saúde!